Aquarismo Rio Preto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Minha experiêndia com Acará-Disco

2 participantes

Ir para baixo

Minha experiêndia com Acará-Disco Empty Minha experiêndia com Acará-Disco

Mensagem  Siqueira_rp Qua Dez 19, 2007 3:19 pm

E ai galera,

Faz pouco tempo que estou criando Disco apenas 1 mês, mas neste pouco tempo já dá para aprender muita coisa com ele.
Vou citar algumas coisas que aprendi neste mês, não é muito mas este pouco já algo para quem está começando não errar como eu errei;


O aquário

Antes mesmo de começar montar seu aquario, verifique se o mesmo é compativel para Acará-Discos, pois Discos vivem melhor em grupo de no mínimo 6 e numa proporção de 30 á 50 litros por Disco, mas a quem diga que mantem 9 Discos num aquário de 140l pode até ser mas não é bom para os Discos pois fica super populado. É recomendado um aquário de 200l no mínimo.

A água

Recomendo que antes de introduzir qualquer peixe fazer todos os testes da água, caso não tenha os testes muitas lojas especializada fazem e cobra baratinho em torno de R$ 5,00. Espere o PH, Amônia e Nitrito estabilizar primeiro antes de colocar os peixes. Se o PH estiver ocilando muito espere ele astabilizar primeiro e/ou tente encontrar o porque está ocilando.

Escolhendo o Disco
1 - Compre sempre em uma loja de confiança, pesquise com seus colegas de aquariofilismo, veja a reputação dessa loja, se algum amigo teve problemas não compre e lembre-se a higiene conta muito nessa hora.

2 - Nunca compre o Disco de uma loja que não alimente-o bem ou que tenha em seus aquários peixes mortos, sujeira demasiada no fundo, vidros sujos. Com certeza comprará problemas.

3 - Fique o tempo que for necessário na frente do aquário do Disco que vai comprar e analise seu comportamento, se os olhos não estão embaçados e não são grandes demais para o tamanho do corpo, se o nado é normal, se o nado do peixe é condizente com o nado dos outros do aquário e que não seja estranho a espécie, se ele se esfrega nas pedras, plantas ou vidros do aquário, se estão muito quietos, escondidos nos cantos, Na maioria da vezes é indicativo de doenças ou parasitas, se notar algum desses sintomas, não compre.

4 - A cor de um Acará Disco tem que ser sempre viva, cores majestosas, inigualável, se não estiver assim não compre.

5 - Olhe com cuidado para todas as nadadeiras do Disco, se estiverem rasgadas, com manchas, pintas, brilhantes como purpurina, ou com algo parecido com algodão, não compre, as nadadeiras tem que estar perfeitas e transparentes.

6 - Verificar o abdômen, se estiver inchado demais ou emagrecido de mais pode ser sinal de doença grave.

7 - A superfície do Disco não deve apresentar nenhum tipo de deformação, manchas, tumores, sem escamas, escamas levantadas, isso pode ser sinal de doença.

8 - Procure adquirir um Disco do mesmo tamanho ou tamanho aproximado dos que você já possa ter em seu aquário comunitário ou se for a primeira compra, não compre apenas um Disco, leve pelo menos dois, pois o Disco não vive bem sozinho, precisa de uma companhia da mesma espécie, devemos ter o cuidado de não adquirir um Disco que tenha um temperamento agressivo, pois isto pode quebrar a harmonia na convivência que todo aquário de Disco deve ter (Paz).

9 - Ao adquirir um Disco novo, tenha como um hábito muito saudável colocar este Disco em um aquário de quarentena antes de introduzi-lo no aquário comunitário, mesmo que a aquisição tenha sido feita com cuidado, com boa observação, o Disco novo pode ainda por azar ter uma doença incubada, que ainda não tenha se manifestado. Após 40 dias você pode colocá-lo no aquário comunitário

10 - Peça sempre do lojista a nota fiscal do peixe comprado, só assim poderá exigir seus direitos de consumidor, e questioná-lo junto aos órgãos competentes como o ibama e os direitos de defesa do consumidor.

As informações Escolhendo o Disco peguei do site http://www.acaradisco.com.br/

A introdução
Quando terminei de montar meu aquário, esperei 2 semanas para introduzir os primeiros peixes (Tetra Negro, Matogrosso e coridora), passado mais 2 semanas comprei 2 Discos e coloquei os dois no aquário (fiz todo o processo de adaptação) coloquei eles como sempre fiz, mas eles só ficavam escondidos eu nem via eles, ficaram assim por uma semana. Então tirei eles do aquário e coloquei em um balde e deixei os dois lá por um dia, no dia seguinte coloquei eles em um saco plástico e fiz todo o processo de adaptação novamente, só alterando uma caisa (deixei a luz apagada o dia todo só acendendo no dia seguinte) e percebi que a adaptação deles foi muito mais rápida, foi questão de horas (duas horas mais ou menos) para eles começarem a comer e nadar o aquário todo (coisa que eles não fazia antes).

Por enquanto é isso que aprendi, mas com apenas dois meses de aquário aprendi tudo isso e quando eu tiver com uns 10 anos de aqua.... Very Happy

Até mais....
Siqueira_rp
Siqueira_rp

Mensagens : 23
Data de inscrição : 01/11/2007
Idade : 38
Localização : São José do Rio Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Minha experiêndia com Acará-Disco Empty Re: Minha experiêndia com Acará-Disco

Mensagem  jhonas Qui Dez 27, 2007 7:00 am

Legal Siqueira, muito boa a explicação, realmente o Disco sendo um peixe caro como é, não se pode bobear na hora de comprar. A quarentena também é muito importante, não só para disco como para qualquer peixe ou planta que for colocar no seu aquario, isso evita a introdução de doenças indesejadas, depois que começei a quarentenar não tive mais nenhuma baixa por doença em meu aquario.

Abraço
jhonas
jhonas

Mensagens : 39
Data de inscrição : 05/12/2007
Idade : 42
Localização : Sara Jabur, 500, Higienópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos